Olá! tudo bem?!
Vou falar da "Lista de Convidados".
Fazer a lista de convidados é uma tarefa bastante importante, tal como escolher o local da festa, o cardápio, decoração... Porém há quem considere uma missão difícil!
As primeiras considerações a serem pensadas são: como montar a lista de convidados? quem incluir e quem deixar de fora? quantas pessoas convidar...
Quando for iniciar a lista, o ideal é já ter definido o local da festa, pois assim terás a ideia de quantas pessoas são acomodadas confortavelmente. Pois se o número de convidados excede o espaço da festa, pode faltar lugar para acomodar ou ultrapassar o orçamento programado.
Geralmente, os locais especializados em festas já indicam a quantidade de pessoas que o espaço suporta. Resista a tentação de chamar mais gente de última hora!
Na organização de uma festa, pensa-se logo em convidar todos os amigos e todos que te convidaram recentemente. Mas, quanto mais pessoas vierem,
maiores serão os gastos.Uma boa dica é pensar o quanto tu podes e quer gastar com cada convidado e não sair dessa margem de orçamento. Caso ultrapasse do número que deseja, é hora de fazer os cortes. Usa teu bom senso!.
Festas Infantis:
Quando fores fazer a tua lista, confira se as pessoas, que estás convidando, realmente
costumam marcar presença nesse tipo de festa e se elas realmente fazem parte da
vida da tua família. As vezes visando o presente, ou querendo ser social, tu podes acabar deixando de fora alguém que realmente fará falta. É bom
lembrar que o convite sempre se estende à família do convidado e caso tenha ama, deverás contar com a presença dela também.
Considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de ir.
Pode acontecer de algum amigo teu, mesmo sendo próximo, não fique muito contente com a ideia de ir a festas infantis, ouvindo crianças a gritar. Mantenha na lista apenas pessoas que tu sabes que vão curtir a festa.
Outra sugestão é restringir o convite a familiares que tenham crianças. Se você quer compartilhar sua alegria com o resto dos parentes
(como tias e tios mais velhos), convide-os, aos poucos, para tomar um cafezito na sua casa em um dia mais tranquilo, ou faça uma visita. Eles
vão ter mais tempo para curtir a criança do que na balbúrdia da festa.
Em alguns casos, principalmente onde é pago por um número “x” de
pessoas, é bom ligar para confirmar a presença, e lembrar os
convidados da festa.
Se tiveres
bastante espaço, por exemplo, para fazer uma festa em tua casa podes convidar
mais pessoas, assim como se tiveres dinheiro disponível podes contratar um buffet infantil.
Geralmente as crianças de até cinco
anos costumam ir acompanhadas às festas e também não contam como
pagantes em buffets infantis. Acima de cinco anos, quando a criança já pode ir sozinha à festa, não é
mais “obrigatório” chamar os pais que não tenham relação com o/a
aniversariante.
Para as festas durante a semana, inclua na
sua conta as amas ou um acompanhante e no caso de festas no fim de
semana, é recomendável convidar também os pais e os irmãos menores.
Festas Jovens e Adultos:
É uma tarefa difícil esconder que "vem festa por aí", com as redes sociais no quotidiano das pessoas. Devido a isso é fácil aborrecer quem ficou de fora da lista de convidados da tua festa.
Como sobreviver e escapar deste transtorno?
Algumas sugestões (por exemplo em casamentos), mas tu podes adequar a qualquer evento, claro que ajustarás a cada situação.
Lista Partilhada: Dividir, amigavelmente, o número de convidados em família, pode ser uma boa opção. Sugere-se que 50% dos convidados são dos noivos, 25% dos pais do noivo e 25% dos pais da noiva. Esses percentuais podem ser alterados caso os noivos paguem exclusivamente a festa. Neste caso passa a ser de 15% para os pais. Se for a família de um dos noivos a pagar a festa, negocia-se 60 a 70% dos convidados para a família que estar a pagar.
Prioridades: Convém separar os convidados em dois grupos: os indispensáveis e os desejáveis.
Amigos e parentes que moram distante, podem ser convidados a vontade sem representar riscos, por que dificilmente comparecerão a festa. Vá fazendo exclusões!
Orçamento: É interessante deixar uma margem de 15 a 30% além do limite máximo. Este é o percentual de convidados faltosos. Cuidado para não se empolgar e sair convidando, correndo o risco de estourar a lista, resultando em convidados insatisfeitos com os serviços de buffet e ainda ter que pagar todo excedente.
Consciência Tranquila: A liberdade de convidar quem realmente queres na tua festa, é um dos pontos cruciais. Pois na tua festa estarão presentes as pessoas que te fazem feliz. Não se sinta obrigado a convidar quem não queres! Faça o que tua consciência e teu coração manda!
Jogo Limpo: Seja direto e sincero. Prioridades são: família, padrinhos e melhores amigos. Se alguém que faz parte da organização da festa quiser estender o convite a mais pessoas, fica claro que se responsabilizará pelas despesas extras referentes a cada convidado a mais.
Se acontecer de alguém importante não ser convidado, por
esquecimento ou por exclusão, programe um pedido de desculpas e explique
o por quê da situação. Não será nada confortável, mas é uma situação
que poderá ser superada a curto prazo!
Obrigada e espero ter contribuído para a organização da tua festa! Divirta-se!
Sem comentários :
Enviar um comentário